Com que frequência já se deparou com mitos da consulta de fisioterapia?
A consulta de fisioterapia suscita algumas dúvidas, crenças, receios… e vários mitos. Hoje iremos partilhar consigo 3 mitos da consulta de fisioterapia!
Mito 1️⃣
“Na consulta de Fisioterapia vou apenas fazer uma massagem e uns choques.”
A Fisioterapia não se resume a estas duas abordagens. Podem fazer parte da intervenção na sua totalidade, mas não representam toda a intervenção da Fisioterapia. Exercício, educação, terapia manual e meios eletrofísicos são as diferentes abordagens que podem ser utilizadas dentro da consulta. Numa intervenção individual e personalizada, podemos usar apenas uma, duas ou todas.
Mito 2️⃣
“Vou às sessões de fisioterapia, e o tratamento é sempre o mesmo, estando ou não a melhorar.”
A sessão de fisioterapia deverá ser planeada de acordo com a avaliação e reavaliação constante. A intervenção poderá ser semelhante, mas, de acordo com a evolução (positiva ou negativa), o plano de intervenção deverá ser ajustado e modificado para que haja uma progressão e adaptação. Dependendo também do número de sessões e condição clínica apresentada, a evolução e progressão da intervenção pode ser mais ou menos rápida, mas é importante que haja mudança para que a adaptação aconteça (ressalvando que, por vezes, a mudança não precisa ser radical, podendo, em muitos casos, ser apenas uma questão de ajuste de parâmetros, como por exemplo, aumentar as repetições de um exercício de 10 para 12).
Mito 3️⃣
“Se não sentir dor no tratamento, não vou melhorar.”
Existe muito a crença de que a intervenção com terapia manual (massagem, mobilização, etc) deve ser dolorosa para que haja um efeito benéfico. Na verdade, não é de todo necessário sentir dor durante estas intervenções para que ocorra um efeito terapêutico positivo. De qualquer das formas, a presença de dor/desconforto pode surgir em determinados casos, o que não significa que seja prejudicial ao tratamento. Adicionalmente, a individualidade apresenta um papel importante neste caso, visto existirem pessoas com diferentes perceções de dor, aceitação da dor e crenças, devendo também ser ajustado a estas variáveis, o tratamento.
Gostaria de desmistificar ainda mais mitos da consulta de fisioterapia? E aproveitar para conhecer o nosso serviço? Partilhamos regularmente conteúdos na nossa página do instagram. Também pode entrar em contacto connosco, ou marcar a sua consulta de fisioterapia!
