SABIA QUE, ATRAVÉS DE ALGUMAS MUDANÇAS NA SUA ALIMENTAÇÃO, PODE REDUZIR O RISCO DE DESENVOLVER DIABETES (TIPO 2)?
Contudo, antes de avançarmos, queremos explorar uma questão: o que é a Diabetes tipo 2? Em primeiro lugar, temos de esclarecer a função da insulina. A insulina é uma hormona que ajuda o açúcar (a glicose) a entrar nas células e a exercer a sua função – fornecer energia! Quando a insulina não é produzida em quantidade suficiente, ou quando o organismo não a consegue utilizar de forma eficiente, o açúcar acumula-se no sangue, trazendo consequências para a saúde ao longo do tempo. A Diabetes tipo 2 é uma condição que ocorre quando o corpo não consegue utilizar a insulina de forma adequada, ou não a produz em quantidade suficiente.
Isto geralmente ocorre em indivíduos que apresentam uma combinação de fatores, como excesso de peso, inatividade física e predisposição genética. A Diabetes tipo 2 pode ser prevenida através de pequenas mudanças na alimentação e da prática de exercício físico. Neste artigo, vamos apresentar os alimentos que deve incluir para reduzir o risco de desenvolver esta condição, e os alimentos cujo consumo deve ser moderado.
Alguns alimentos parecem estar associados a um maior risco, como as carnes vermelhas (em particular as carnes processadas, como os enchidos), os cereais refinados (como as bolachas, os cereais de pequeno-almoço, as barras de cereais, os bolos), e os alimentos e bebidas açucaradas (os chocolates, gomas, sumos, gelatinas, refrigerantes, etc).
Por outro lado, existem alguns alimentos que nos parecem proteger (ou seja, estão envolvidos numa redução do risco de desenvolvimento de Diabetes tipo 2). Estes alimentos incluem os hortícolas e legumes (em particular com folha verde escura), os laticínios magros (como o leite magro, iogurtes magros, o queijo magro), os cereais integrais não refinados (ou pouco refinados) (como a aveia, o pão integral, a massa integral), as frutas (de destacar os frutos vermelhos, as uvas, as maçãs e as peras), e os frutos gordos (como a noz).
Ou seja, a adesão a um padrão alimentar mediterrânico ou a um padrão alimentar com uma maior inclusão de alimentos de origem vegetal pode ser benéfico na redução do risco.
Se juntarmos a tudo isto a prática de exercício físico, cozinhamos a receita ideal para a prevenção da Diabetes tipo 2!
Gostaria de saber mais sobre esta ou outras condições? E aproveitar para conhecer o nosso serviço de nutrição? Partilhamos regularmente conteúdos na nossa página do instagram. Também pode entrar em contacto connosco, ou marcar a sua consulta de nutrição!
Marta Silva | Nutricionista na Fisio D’Avenida
